Visitamos a Cachoeira Salto de São João, no Paraná

Pegando a BR-277 em direção a Curitiba, logo após Guarapuava, chegamos à cidade de Prudentópolis. Nessa cidade você poderá visitar pelo menos umas 5 cachoeiras. É um passeio que vale a pena pelo contato com a Natureza, a tranquilidade do lugar e a vista para as lindas quedas d’água da região. 

Nós precisamos de um guia e o valor foi de R$ 200,00. Para fazer o passeio você poderá entrar em contato através do site da prefeitura de Prudentópolis/PR. Eles vão fornecer o contato da secretaria de turismo que vão te passar todas as informações de como fazer o passeio. A maioria tem taxas para entrar, mas não mais que R$ 20,00 por pessoa.

O Salto São João é uma das principais cachoeiras de Prudentópolis, destino do Paraná, chamado de “terra das cachoeiras gigantes”.

O Salto tem 84 metros de altura e um grande volume de água. É uma cachoeira com queda praticamente livre, apenas com um pequeno degrau no meio.

A majestosa cachoeira fica dentro do parque Monumento Natural Salto São João, uma área de proteção ambiental do município. O parque é bem estruturado com centro de visitantes, estacionamento, banheiros, lanchonete, mirantes e trilhas de cascalho.

A cachoeira fica em um belo cânion formado pelo Rio São João, numa área natural de grande beleza. Há dois mirantes na parte superior: Um no início da trilha com vista frontal e o outro no lado do topo da queda. Não há acesso à parte inferior.

Mirante superior do Salto São João

O mirante superior é acessível através de uma trilha de cascalho bem sinalizada de 1 km de extensão (2 km ida e volta).

Como chegar ao Salto São João

O parque fica a 22 km do centro de Prudentópolis, sendo 10 km de asfalto e 12 km de estrada de terra. Esta é a distância por seu acesso principal, porém, quando fomos (dezembro de 2018) estava em obras e tivemos que ir pela estrada do Salto Sete. É bom consultar no centro de informações turísticas da cidade quando for.

Com certeza recomendo o passeio. Vale a pena conferir de perto essas magníficas obras criativas de Deus. 

E você, o que achou da matéria? Já visitou o local? Deixe seu comentário!

Vídeo na Cachoeira Salto de São João

 

0 0 votes
Article Rating

Helio Pere

Olá. Muito prazer. Sou Helio Pere. Pai, comerciante, empreendedor digital, blogueiro e Youtuber por hobby.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x