O que nos ensina a vitória de Joe Biden?

Há muitas lições que podemos tirar dessa eleição americana. Quem me segue sabe que sou apolítico, mas não não anti-história, nem cego. Acompanho as notícias e delas tiro algumas lições, as quais, tenho prazer em compartilhar. E é pra isso que tenho um blog, afinal.

Autoconfiança

Donald Trump estava muito auto-confiante e chegou a declarar vitória, antes mesmo dos resultados das contagem dos votos. Aliás, diga-se de passagem, não me lembro de algo parecido em nenhuma disputa eleitoral.

Não que seja uma fraqueza, mas a autoconfiança descontrolada pode levar a situações vexatórias e perigosas. A autoconfiança exagerada pode levar a arrogância e a não ter os cuidados necessários para se evitar problemas. É exatamente aí que mora o perigo.

Sendo assim, não importa se você já dirige há 1 ano ou 10 anos. Mantenha os cuidados sempre. Cito o dirigir apenas como exemplo, de que se confiarmos demais em nós mesmos, podemos facilmente perder o controle e tomar decisões erradas.

Terceira Idade

Fico feliz de ver uma pessoa com 77 anos em plenos gozo de suas faculdades mentais, com uma mente sã, capaz de governar não meramente um país, mas simplesmente a maior potência mundial, os EUA.

O exemplo de Biden inspira a todos os idosos ou aos que estão a caminho a não duvidar do que você possa fazer, não importa quanto tempo passe. Se você está vivo e com saúde, descubra o seu potencial e aproveite-o ao máximo.

aceitar derrotas

Há batalhas que a gente vence e há batalhas que a gente perde. Nem sempre perder uma batalha significa perder uma guerra.

O presidente Trump tem demonstrado que não sabe perder. Ao questionar o resultado das urnas e ao declarar vitória antes da contagem dos votos. Atitude que não me lembro ter visto em governantes nas últimas décadas.

Derrotas sucessivas às vezes são necessárias para o amadurecimento e crescimento do ser humano. O presidente Trump faltou a essa aula. E você? Há tempo de achar e há tempo de dar por perdido (Leia Eclesiastes 3:6 em sua Bíblia).

O que você achou desse texto? Deixe seu comentário.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x