Depois do Ebola, Zica e Chikungunya, chegou a vez do Coronavírus. É preocupante porque já tivemos o primeiro caso no Brasil, registrado em Minas Gerais. Nesse post, que não é acadêmico, não é jornalístico, mas é “bloguístico” e “opinatístico” (que é mais importante), vou resumir para vocês tudo que está acontecendo.
Onde surgiu essa peste?
O primeiro alerta sobre a doença registrado na China em 31 de dezembro de 2019, sendo que a primeira morte registrada ocorreu em 9 de janeiro, na China.

Como as pessoas foram contaminadas?
Esta epidemia estava atingindo pessoas que tiveram alguma associação a um mercado de frutos do mar em Wuhan – o que despertou a suspeita de que a transmissão desta variação de coronavírus ocorreu entre animais marinhos e humanos. O mercado foi fechado para limpeza e desinfecção.
Uma grande e das mais importantes festividades de uma semana na China foi cancelada por causa dessa doença.

Como está reagindo a comunidade internacional?
Alertas internacionais foram emitidos para aeroportos de todo o mundo. Autoridades sanitárias internacionais estão em alerta.
Como é transmitido essa doença?
A transmissão é feita de pessoa para pessoa. Acredita-se que uma pessoa contaminada possa contaminar até 20 indivíduos.
Acredita-se que a transmissão inicial se deva a sopa de morcegos e cobras, o que ocasionou mais de 600 pessoas contaminadas com 17 vítimas fatais. Portanto, não coma cobras ou morcegos, até que se tenha mais estudos sobre a transmissão dessa doença.

Quais são os principais sintomas?
Febre, tossse, dificuldade respiratória, falta de ar.
Pneumonia.
Ainda não se sabe se uma pessoa pode ou não ser contaminada mais de uma vez ou se ganha imunidade (não parlamentar) após o primeiro contágio.
Bem, esse é o resumo de tudo que está acontecendo. Quando obtiver mais detalhes, voltarei aqui para atualizar este post. Espero que tenha sido útil para você. Se gostou, compartilhe com seus amigos. Deixe seu comentário, pois é muito importante para nós.