Olá, queridos leitores! Ontem estive no Paraguai para gravar uns vídeos para o Youtube. O foco é para ajudar os que nunca estiveram no país e estão querendo conhecer ou fazer compras no Paraguai, mais especificamente na Ciudad Del Este (Divisa com foz do Iguaçu). Vamos lá?
Preços – Valem a Pena?
Os preços dos produtos no Paraguai são muito bons. Não, você não vai sair com um Iphone 9 ou 10 por R$ 1000,00. Mas sim, você pode encontrar produtos com preços bem menores que no Brasil. Eu já fiz muitas compras pro lá, já que moro há 140 km da fronteira e vale muito a pena. Fora o passeio que é bem interessante para quem aprecia culturas e lugares diferentes, como eu.
É seguro?
Uma preocupação primária para todo viajante é a segurança. Sim, você pode se sentir seguro na Ciudad Del Este. Mesmo com muitas pessoas te abordando e oferecendo coisas o tempo todo. Há muitos policiais, seguranças, e as pessoas que vivem ali são totalmente dependentes dos turistas e clientes que vem de vários países, principalmente o Brasil. Por isso, pode parecer assustador, tanta gente, mas é normal. Sinta-se em casa.
Não fique conversando com quem te oferece coisas. Apenas diga: “gracias” e siga em frente.
Idioma
O idioma mais falado ali é o Guarani. Por isso, talvez não entenda nada do que se diz em sua volta. Boa parte não fala espanhol no dia a dia. Mas não se preocupe com a barreira linguística, eles vão entender você. Eles precisam entender, senão não conseguem vender.
Onde comprar
Se você quer garantia e qualidade nos produtos, não saia comprando de qualquer lugar. Lá tem vários Shoppings grandes onde pode comprar com garantia de até 2 anos. Fique atento, se for comprar itens de valores maiores. Pergunte sempre por garantia.
Limite de Compras
O limite atual é de 500 dólares por pessoa. Se for comprar muita coisa, leve mais pessoas. O limite de 1000 dólares só vale para quem chega no Brasil, de outros países, que não fazem fronteira com o nosso. No Paraguai é 500 dólares mesmo. Isso porque recentemente foi aumentado. Era só 300 dólares.
Segurança do Seu Carro
Não recomendo você entrar no Paraguai com seu carro. Os seguros de carros não cobrem no Paraguai. Se seu carro for roubado ou sofrer acidente, seu seguro não vai cobrir, caso o sinistro tenha ocorrido fora do país.
Dica Valiosa: Tem um Atacado Max, logo na entrada de Foz do Iguaçu. Sempre deixamos nosso carro lá o dia todo. Entre no mercado, faça uma compra, deixe seu carro lá e vá tranquilo fazer suas compras.
Volta das Compras
Se tiver com muito volume, pegue um taxi. Se tiver com pouco volume, pegue um moto taxi. O moto taxi custa R$ 15,00 e você pode pagar com pix.
É obrigatório passar na Aduana e declarar tudo que comprou. Se você quiser passar direto, você consegue, mas se sofrer uma fiscalização no caminho para casa eles vão pedir a declaração da Aduana. É você quem decide.
Em Conclusão
Espero que este guia possa te ajudar e se ficou alguma dúvida, é só perguntar nos comentários. Até a próxima!
Meu Registro Fotográfico
É claro que aproveitei para tirar algumas fotos. Espero que gostem. Segue abaixo.