Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como consegui me aposentar há 2 anos e comecei a viajar pelo Brasil

Olá, pessoal, seja bem-vindo a mais um post. Muitas pessoas me perguntam como consigo viajar o ano todo pelo Brasil e como consegui “me aposentar” já há 2 anos. O “segredo” é simples, e posso resumir em duas coisas principais: levar uma vida simples e saber o que é prioridade em sua vida.

O que é mais importante

É lógico que existem coisas muito mais importantes na vida do que viajar, sendo nosso Criador, a saúde e a família as principais, na minha humilde opinião. Por outro lado, viver somente para pagar boletos, trabalhar de 8 a 10 horas por dia e tirar férias só uma vez por ano (quando possível) não é para mim uma opção. Faz-se necessário, portanto, um meio termo. Pois a vida não se resume a trabalho. Você já percebeu que as pessoas são definidas pelo seu trabalho? Nas notícias, na mídia, se noticia: “O empresário”, “O médico”, “A cantora”. Somos muito mais do que uma profissão e não existimos só para trabalhar. Uma profissão não pode me definir. É o que eu penso (me corrija se estiver errado).

A importante decisão

Na contramão de tudo isso, eu decidi que não aceitaria mais uma vida abarrotada de trabalho e vi que minha idade e minha humilde situação financeira reuniam condições de virar essa página. Foi quando dei o pontapé inicial e comecei a sair da rotina.

Não, eu não sou rico. Por isso, comecei explorando a região onde moro, no oeste do Paraná. Visitei as Cataratas do Iguaçu, a 140 km da minha cidade e depois as praias artificiais espalhadas por várias cidades da região. Com o tempo, expandi as viagens para um pouco mais longe, criando roteiros para Umuarama, Maringá e até Curitiba. Nesse ponto eu já estava explorando quase todo o estado do Paraná, em seus atrativos turísticos principais.

Mas eu queria voar mais alto. E foi então que começamos a viajar pelo Brasil. Escolhemos o Nordeste, com suas praias incríveis foi o início dos nossos primeiros voos. Fortaleza, João Pessoa, Natal, Salvador, Aracaju. Enfim, quase todo o litoral do Nordeste.

O Segredo

O segredo para conseguir realizar esse sonho foi simples: um bom planejamento e economia. Em alguns meses do ano as companhias aéreas lançam promoções. E não é qualquer promoção. Descontos do tipo, pague só a ida. Isso ajudou muito. Em relação à hospedagem, comprar com bastante antecedência e pesquisar preços foi a chave do sucesso. Também tivemos êxito em fazer reservas em hotéis luxuosos pagando uma “bagatela” (desculpe o linguajar arcaico, mas eu gosto).

E junto com as viagens, me veio a ideia de registrar tudo isso. E que ideia. Pude perceber o quanto eu amava tudo isso. Viver todos esses momentos e depois revivê-los editando os vídeos e fotos das viagens se tornou um hobby apaixonante. Costumo dizer que faço os vídeos para que eu mesmo os assista. Se ninguém vê, eu mesmo estou feliz com o vídeo. Reviver os bons momentos, estar em contato com paisagens lindas e inserir uma trilha sonora para cada história não é um trabalho, é algo que faço com muito prazer.

Agora, vou dar algumas dicas que você pode aplicar em sua vida, caso esteja nessa mesma vibe que eu, de dar um basta na rotina cansativa.

Economize

Chega de trocar de carro todo ano, sair de um financiamento e entrar em outro. Dê um basta em sair toda noite para barzinho, comer todo dia em restaurantes, passar todo dia em lanchonetes.

Chega de assinar 4 tipos de streaming ao mesmo tempo, sendo que muitas vezes não vai ter tempo de usar o catálogo de ao menos um deles. Percebe que você pode economizar e muito e que somando essas mensalidades, num ano você pode ter dinheiro suficiente pra fazer suas viagens, sem precisar usar o cartão de crédito? O que mais você incluiria nessa lista?

Baixe Aplicativos de Viagem

Há vários aplicativos que você pode baixar, como de companhias aéreas como Gol, Azul, LATAM e de venda de pacotes e reserva de hotéis como o AirBnB, DECOLAR.COM, BOOKING.COM e outros. Comece a utilizar esses aplicativos, se inscreva em seus programas de milhagem ou de descontos progressivos. Aos poucos você vai ganhando mais e mais benefícios e esses benefícios, com o tempo, vão se transformando em DESCONTOS em suas viagens ou hospedagens.

Fuja das Altas Temporadas

Períodos de Dezembro até Fevereiro geralmente são muito caros para viajar. Julho também. Então, quando for fazer reservas, fuja desses meses para garantir menor preço e paisagens mais bonitas, com menos aglomerações nos pontos principais de visitação.

Use aplicativo de cashback nos postos de combustível

Várias redes de combustível como a Shell Box disponibilizam desconto para abastecimento através dos seus aplicativos. É uma economia grande no final do ano. Use isso ao seu favor, e terá mais dinheiro para viajar.

Fique em hotéis mais baratos, mais distante da praia

Os hotéis de frente para a praia são sempre os mais caros. Mas lembre-se, você vai usar o hotel SÓ PARA DORMIR e tomar o café da manhã, certo? Então para que investir tanto dinheiro em hotel? Uma dica: Hotéis com pontuação 7.0 para baixo geralmente deixam muito a desejar. Você precisa saber equilibrar um hotel com boa pontuação, mas um pouco afastado dos pontos turísticos para conseguir economizar e viajar mais.

Fuja de almoço na Praia

Almoçar na orla é um sonho, mas não faça isso a semana toda. Faça um dia apenas. Tire aquela foto pro Instagram e pronto. O resto da semana opte por restaurantes comuns. Coma como um nativo. E se quiser economizar mais ainda, compre uma marmitex. Por que não? Geralmente as marmitex são até 40% mais baratas do que comer no restaurante. Eu já comi marmitex várias vezes NA PRAIA, ouvindo as ondas do mar. E não me arrependo. Estava uma delícia.

Como eu me aposentei há 2 anos

Todo mundo sabe que precisaria trabalhar por mais algumas décadas para me aposentar. Mas isso não aconteceu devido a um planejamento que fiz há muito tempo. Eu pensei que seria óbvio não querer me aposentar já velho, cheio de doença, com riscos de comprometimento de minha qualidade de vida. Então, como sou comerciante, “liguei no 220” e foi “quebrando a cara”, após muitas tentativas, erros e acertos que encontrei meu caminho. Não sou rico, como disse no início desse post. Mas o que ganho é suficiente para fazer o que gosto. Não invejo quem pode fazer mais. Não quero nada além do que posso. Procuro viver plenamente o meu presente, pois sei que é o único lugar em que posso estar. Então, se você já tem a minha idade ou mais, peço sinceras desculpas, mas teria que pensar muito mais para lhe dar um caminho para chegar onde cheguei, mas se você é mais jovem, eu recomendo que seja um empreendedor, monte uma pequena estrutura, para que, quando chegar na minha idade, você tenha o mesmo cenário que me possibilitou a realizar esse sonho, que é explorar o mundo.

Não deixe o tempo passar demais para decidir sobre sua aposentadoria com muita saúde e principalmente TEMPO!

Espero que tenha gostado do post. É claro que é um simples resumo, um rascunho de tudo que aconteceu. Espero um dia poder contar em detalhes para você, querido leitor. Me siga nas redes sociais. Estou sempre compartilhando novidades. Até a próxima!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x