O que a Bíblia tem a dizer sobre o veganismo e o vegetarianismo?

Esse vai ser um post muito polêmico e difícil. Quero dizer que respeito tanto veganos, vegetarianos, frugívoros, crudívoros e carnívoros. Eu sou vegetariano. Fique tranquilo, esse não vai ser um ataque a nenhuma dessas dietas ou ideologias, como prefira chamar. Quero deixar claro que nesse post não estou representando nenhuma denominação religiosa. Apenas expondo minha humilde opinião. A Bíblia não é propriedade de nenhuma religião. É de domínio público. Então vamos  lá.

Gênesis 1:29

“E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento”.

Gênesis é o primeiro livro da Bíblia. Dessa forma, aqui a gente vê que quando Deus fez o homem e a mulher, não mandou eles comerem animais. Ele não disse: “Te dou todo os animais para te servir por alimento”. Mas ele disse: ‘Te dou sementes, te dou árvores, frutos’.

Leia mais sobre saúde no blog

Leia mais sobre opinião no blog

Resumindo: Deus não criou o homem para comer animais. Ponto. Não há o que se discutir sobre isso. Deus não fez os animais para servirem de comida para os humanos. O ensino da cadeia alimentar é somente uma filosofia evolucionista, com todo respeito aos que pensam o contrário.

Apocalipse 11:18

“E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.”

O maior culpado pelo desmatamento da Amazônia (e do resto do mundo) é a pecuária. Grandes matas nativas são derrubadas para pastagem. Confira aqui o relatório.

Além disso, 1/3 (ou 33%) de toda água do planeta é usada na pecuária. O líquido mais valioso da Terra é usado na produção de carne.

Os carnívoros, indiretamente, contribuem para o desmatamento e todos os malefícios causados pelo mesmo. Isso tem haver com a citação bíblica acima onde diz que Deus vai “destruir os que destroem a terra”.

Mas Deus não mandou depois comer carne?

Depois do Dilúvio (Uma enchente global), Deus autorizou o homem a comer animais. Deus fez uma concessão aos humanos para comerem animais, mas esse não era o plano original dele.

Após a desobediência de Adão e Eva Deus permitiu inúmeras coisas que não estão dentro dos seus elevados padrões de justiça. Vou alistar algumas coisas que Deus permitiu ou autorizou, mas que não era da vontade dele.

  1. Incesto. Como a humanidade cresceria? Adão teve relações com Eva, nasceram filhos, netos, bisnetos e para isso, pela lógica, parentes próximos tiveram que se relacionar entre si. Biblicamente e cientificamente, toda humanidade veio através dum primeiro casal humano.
  2. Poligamia. No começo da humanidade Deus permitiu que homens tivessem várias mulheres. O que é normal até hoje em muitas culturas e países.
  3. Governos Políticos. A princípio havia a teocracia (Governo de Deus), onde homens eram escolhidos diretamente por Deus para governar. Foi o caso de Moisés, Arão e outros. Mas o povo não ficou satisfeito e pediu um rei. Outras nações já tinha adotado essa modalidade de governo. Deus disse: “Vou te dar, mas se prepare para as consequências negativas. Eles vão ser ruins”. O povo disse: “Não tem problema; queremos um rei. E começou co Saul, Davi, Salomão e outros).
  4. Sacrifícios de animais. Até a vinda de Jesus, animais eram sacrificados como símbolo de arrependimento dos pecados.

Todas essas leis acima citadas foram permissões de Deus, mas não era sua vontade original. Do mesmo modo, Deus permitiu que o homem comece carne, após o Dilúvio. Mas comer carne não está nos padrões de justiça de Deus, assim como a poligamia, o incesto, governos políticos e sacrifícios de animais não estão. Tudo isso faz parte do que chamaríamos na política de uma “medida provisória”, ou talvez, no mundo jurídico de uma “medida cautelar/liminar.

Eu acredito que em breve o Criador vai restaurar o planeta ao seu padrão original, como foi criado, onde nenhum ser animal precisará comer o outro para se alimentar e viver bem.

Mas, então, seria errado comer carne?

Biblicamente, não há base para se dizer que é errado comer carne. Já que após o Dilúvio, Deus autorizou o homem a comer. Se você quer se concentrar mais no seu paladar, no seu ego e no seu prazer, vá em frente, coma bastante carne. Sabendo que no tempo que Deus autorizou o homem comer carne eles tinham uma pecuária de subsistência. Hoje a matança de animais virou uma indústria, muitas vezes envolvida em corrupção, que devasta florestas e matas inteiras com objetivos óbvios de encher os seus cofres.

Além disso, há muita comprovação científica de que a dieta vegetariana é muito mais saudável e não agride a natureza. A escolha é somente sua. ‘Tudo é lícito, mas nem tudo é proveitoso’.

Há 4 anos não como animais e não sinto falta. Respeito os carnistas. É uma decisão de cada um.

Espero que esse post tenha sido esclarecedor para você. Deixe seu comentário. Compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x