Vídeo: Caminhada pode ajudar a prevenir e tratar distúrbios do sono

Ganhe Dinheiro com a Natuvel

Uma boa caminhada pode ser de ajuda para pessoas (como eu) que tem dificuldades com o sono. É o seu caso? Veja então a matéria abaixo:

Sessões de exercícios aeróbios moderados podem reduzir o estado de ansiedade e melhorar a qualidade de quem sofre de insônia. Essa é a principal conclusão de um trabalho apresentado no dia 11 na 22ª Reunião Anual da Associação Profissional das Sociedades do Sono (APSS), em Baltimore, Estados Unidos, evento que teve a apresentação de mais de 1,1 mil trabalhos na área da medicina do sono.

Leia mais: Dicas sobre vida saudável

A pesquisa Efeitos do exercício físico na qualidade do sono de pacientes com insônia crônica primária foi feita por Giselle Passos, em mestrado defendido na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo foi realizado com 36 pacientes, oito homens e 28 mulheres, com idades entre 35 e 55 anos que sofrem de insônia crônica, e publicado na Sleep, revista científica da APSS.

Os voluntários foram divididos em um grupo controle e mais três grupos experimentais, que fizeram exercício aeróbio moderado, exercício aeróbio pesado e exercícios de resistência moderada. Os indivíduos passaram por baterias de exercícios durante cerca de uma hora, entre os quais caminhada, corrida e musculação. Em seguida, fizeram o exame de polissonografia, em que eletrodos são colocados em diversas regiões do corpo para o diagnóstico da qualidade do sono.

“Conseguimos comprovar nossa hipótese inicial de que os exercícios aeróbios moderados poderiam reduzir a ansiedade e, conseqüentemente, a qualidade do sono”, disse Giselle, pesquisadora do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício da Unifesp, à Agência FAPESP.

“Conseguimos comprovar nossa hipótese inicial de que os exercícios aeróbios moderados poderiam reduzir a ansiedade e, conseqüentemente, a qualidade do sono” – Giselle 

“Verificamos uma redução de 7% no estado de ansiedade dos indivíduos do grupo que realizou caminhada por cerca de 50 minutos. Quem sofre de insônia tem nível muito alto de ansiedade antes de dormir, o que é um dos principais motivos para a dificultade de iniciar e de manter o sono. Não foram verificadas alterações na qualidade do sono nos outros três grupos analisados”, explicou.

Segundo a autora, após a sessão de exercícios também foram observadas reduções na latência para o início do sono (54%) e no tempo acordado (36%) no grupo de voluntários que praticou exercício aeróbio moderado. “No primeiro caso, isso significa metade da demora original para entrar no primeiro estágio do sono”, disse.

Vídeo: Caminhada na Avenida Tancredo Neves

Fonte: Agência Fapesp

Ganhe Dinheiro com a Natuvel
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x