Um provérbio antigo já dizia: “A morte e a vida estão no poder da língua”. (Leia Provérbios 18:21)
Vivemos na era do “cancelamento” e me surpreende o fato de que nem mesmo os piores exemplos nesse sentido tornam as pessoas mais cuidadosas em preservar a sua intimidade. É gritante a maneira como as pessoas destilam seu veneno nas redes sociais, sob o manto da “liberdade de expressão” para xingar, humilhar e maldizer uns aos outros.
Leia mais opiniões no blog
Eu nem deveria me admirar com isso, pois já desisti de tentar entender as pessoas. Me rendo ao provérbio antigo: “A boca fala daquilo que o coração está cheio”. (Leia o evangelho segundo Lucas 6:45)
Parece que as pessoas estão cada vez mais enchendo seus corações com ódio, animosidade e promiscuidade.
O resultado é o que vemos escancarado nas páginas dos principais veículos de notícia da internet, TV e Rádio.
Meu pai sempre disse: “Quem fala demais dá bom dia a cavalo”. Esse é um ditado antigo. Hoje vejo o quanto é verdadeiro.
Hoje li que o famoso comentarista Monark foi capaz de reduzir em 90% o salário do Flow Podcast por conta de uma frase que gerou revolta nas redes sociais e de ontem pra hoje um outro influenciador, Mamãe Falei, deixou vazar áudios comprometedores, com comentários sexistas sobre mulheres refugiadas da atual guerra da Rússia com a Ucrânia, o que acarretou no abandono de sua candidatura ao governo de SP e também a uma abertura de processo pedindo a perda do seu mandato que, diga-se de passagem, está quase acabando.
São apenas dois exemplos atuais que mostram como devemos ser mais cuidadosos com o que falamos.
Mas o que quero deixar bem claro aqui nesse post é que precisamos cuidar do nosso caráter, da nossa índole. Precisamos ser pessoas melhores, mais respeitosas, não só quando estamos numa “live” mas em todo momento, seja online, seja em off.
É estarrecedor ver a que ponto chegou a moralidade no mundo. E a tendência, ao que tudo indica, é só piorar. Mas que você, leitor amigo, possa fazer a sua parte em cultivar boas qualidades, e que você e eu, possamos fazer a diferença, com o foco principal no amor e no respeito ao próximo, principalmente aos mais fragilizados.
E você, o que achou desses episódios? O que achou desse post? Deixe seu comentário e até a próxima!