Análise da Letra: Amada Amante – um hino à traição?

Pesquisando no dicionário da língua portuguesa, encontrei esse significado para “amante”: 

  1. que ou aquele que ama; namorado, apaixonado.
  2. que ou aquele que tem gosto ou inclinação por alguma coisa; amador, apreciador.
    “a. das artes”.

Mas também achei essa definição: 

“Amante é o nome dado à mulher ou ao homem que mantém um relacionamento sexual ou amoroso com uma pessoa que já esteja comprometida com um terceiro indivíduo. Este tipo de relacionamento é considerado ilícito e, por muitas vezes, mantido em segredo”.

Seria a música Amada Amante um hino à infidelidade conjugal?

Existe os dois sentidos expostos acima, mas seria muito difícil para alguém cantar a música “amada amante” e não ter a consciência de que no mínimo também se está falando na letra de uma infidelidade conjugal. Só isso bastaria para um casal amante da lealdade não cantá-la. Porque digo isso?

Vejamos esse trecho da letra: 

Esse amor sem preconceito
Sem saber o que é direito
Faz a suas próprias leis

Amor sem preconceito? Seria um “preconceito” zelar pela lealdade dentro de um relacionamento? Estaria essa música incitando a infidelidade dentro dos casamentos? Na minha opinião, sim. 

“Sem saber o que é direito”

Essa frase nos transporta para uma atitude muito comum nos dias atuais – o distanciamento de uma definição do que é certo e do que é errado. As pessoas perderam o norte. Elas não tem mais padrões pelos quais possam guiar sua consciência.

De fato, as pessoas ficam “sem saber o que é direito”. Uma pena.

“Faz as suas próprias leis”

Diante do que vimos acima, só resta uma coisa a fazer: criar “suas próprias leis”. 

Para essas pessoas, as leis de Deus são um fardo, os valores dos nossos pais e avós são ultrapassados. A moralidade cristã é um fardo que dificilmente estarão dispostos a cumprir. Então, é mais fácil para eles criarem suas próprias normas do que é certo e do que é errado. Aliás, foi exatamente isso que a “Serpente” de Gênesis ofereceu a Eva: “Você será igual a Deus, sabendo o que é bom e o que é mau”. Em outras palavras: Você será capaz de criar seu próprios padrões de justiça. Você não precisa de Deus para isso.

Em conclusão

Você gosta da música? Então, toda vez que cantá-la, se lembre, amante pode ter sentido positivo sim, mas a julgar pelo contexto da vida de Roberto Carlos à época e pelos detalhes sutis da letra, os autores da composição (Erasmo Carlos e Roberto Carlos) fizeram um hino à infidelidade conjugal. É triste ver grandes influenciadores usar a música para tentar através de belos refrãos tornar aceitável algo tão cruel e doloroso na vida do ser humano, que é a infidelidade. 

E você, o que achou? Deixe seu comentário. Compartilhe com seus amigos e até a próxima!

 

 

 

 

0 0 votes
Article Rating

Helio Pere

Olá. Muito prazer. Sou Helio Pere. Pai, comerciante, empreendedor digital, blogueiro e Youtuber por hobby.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x