8 ditados populares refutados

Talvez não haja nada pior do que basear suas convicções em “jargões’ ou ditados com suposta sabedoria, mas que na verdade são uma armadilha para suas decisões. Muitos tem pago um alto preço por isso. Sendo assim, preste bem atenção a esse post. Não sou o dono da verdade, mas examine e veja o outro lado dessas principais afirmações e reconsidere-as.

1° –  “Escute o seu coração”

Já ouviu alguém dando esse conselho? Nada poderia ser tão desastroso quanto acatá-lo. Um provérbio antigo diz: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável” – Jeremias 17:9.

Leia mais reflexões

O coração se refere às nossas emoções mais íntimas. Quando deixamos que nossas emoções se coloquem à frente da razão, estamos enveredando por um caminho que pode levar a ruína. Nuca se deixe levar por suas emoções e não tome decisões com base nelas. Analise friamente a situação, num momento mais apropriado, e assim poderá fugir dessa armadilha. Em resumo: não confie no seu coração, principalmente se a situação for um envolvimento amoroso. é a mais pura receita do desastre. 

2° – “Foi Deus quem quis”

Já ouviu essa frase em velórios? Quando alguém morre, inconscientemente as pessoas culpam a Deus pela morte. Mas pare um pouco e pense: Será que um pai desejaria a morte de um filho? E Deus não é nosso Pai? Como é que ele causaria a morte de alguém? Deus não quer a morte de ninguém, assim como um pai humano não deseja a morte de um filho. As razões pelas quais as pessoas morrem, variam, muito. Acidentes, doenças, guerras, desastres naturais, mas se for analisado friamente, muitas dessas mortes são causadas por decisões erradas, ataque ao meio ambiente, má alimentação e até mesmo imprudência. Será que agora vamos culpar a Deus pelas escolhas que fazemos? Se eu usar drogas, beber em excesso, dirigir bêbado e sofrer um acidente, posso dizer: “Deus quis assim”? A lógica diz que não. Espero que tenha entendido o ponto.

3° – “Você tem a vida inteira pela frente”

Impossível alguém prever isso. Não sabemos se estaremos vivos nem no dia seguinte. Não é porque alguém tem 18 anos, que as décadas à frente lhe estão garantidas, já que a morte não é cronológica. Infelizmente tenho que te dizer uma verdade dura: as pessoas não morrem só de velhas (contém ironia). Ninguém tem a vida toda pela frente. Viva da melhor forma que puder, hoje, e não faça tantos planos, nem se preocupe demasiadamente com o futuro, pois ele é incerto, não importa em que idade você esteja. 

4° – “Mais um dia de vida”

Um dia a mais ou um dia a menos? Desculpe ser tão realista assim, mas não dá pra saber. Temos que agradecer a Deus por estar vivos nesse dia. Mas sabemos que nosso tempo é limitado aqui. Muitos, como muita bravura e heroísmo, ainda chegam aos 80, mas boa parte vive muito menos que isso. Eu prefiro agradecer pela vida. Se é um a mais ou a menos, prefiro não pensar nisso. Aproveite seu dia da melhor forma possível e seja feliz com as coisas simples. Tenha poucas ambições e viva um dia de cada vez. 

5° – “Vou recomeçar”

Impossível. Você não tem como voltar no tempo. A vida não é uma série que você pode “rebobinar” (só os mais velhos entenderão). Você nunca recomeça. Eu fiquei viúvo e casei de novo. Comecei uma vida nova com minha esposa atual. Note: eu comecei, eu não recomecei um casamento. E assim será com um novo emprego, um novo negócio. Você não tem como recomeçar. Se você quer usar essa palavra, porque soa bem, ótimo. Mas saiba que a vida é um show que não permite retornar à cena anterior. Não tem “vale a pena ver de novo” nem “remake”. Aprenda isso e aproveite cada momento como sendo único, pois de fato o é.

6° – “Nunca é tarde para…”

Não quero ser do contra, mas essa frase pode se aplicar a várias situações da vida, mas há situações que é melhor não arriscar. Há coisas na vida que você precisa fazer logo, senão será tarde demais. E aí, não adianta chorar pelo leite derramado. Pense no que pode fazer hoje, pelos seus avós, pelos seus pais, pelos pobres. Enfim, pense no que pode fazer hoje, pois de fato, em algum momento, pode ser tarde demais.

7° – “Se Deus quiser…”

Meu amigo ou amiga, pare de banalizar a vontade de Deus. Deus não está no meio de tantas coisas egoístas, medíocres e até perversas, nas quais se coloca a menção a ele. Deus não estará na sua aposta na loteria, não estará na vitória do seu time de futebol, não estará nos seus planos materialistas. Entenda que Deus é o Soberano do Universo. Ele está interessado em sua salvação e não no seu cotidiano, muitas vezes recheado de decisões que o desagradam.  Agora, se você usa a frase acima para o seu sustento, para sua família, para ter uma vida digna, ok. Mas infelizmente tenho visto essa frase em cada situação, que é lamentável.

8° – “Amigado com fé, casado é”

Bem, não vou me delongar nessa frase, mas se você acredita na Bíblia, só tenho a dizer que o casamento é o único meio pelo qual Deus abençoa uma união. Ponto.

É isso. Se eu lembrar de mais algum, venho aqui e atualizo esse post. Espero que tenha gostado do conteúdo. E lembre-se dessa máxima: “A sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus” – (1 Coríntios 3:19).

E você? Lembra de algum outro ditado que esqueci aqui? O que achou da postagem? Deixe nos comentários. Até a próxima!

0 0 votes
Article Rating

Helio Pere

Olá. Muito prazer. Sou Helio Pere. Pai, comerciante, empreendedor digital, blogueiro e Youtuber por hobby.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x