5 lições sobre o coronavirus (COVID-19) para lembrar por toda a vida

A pandemia do coronavírus (COVID-19) não trás somente sofrimento e destruição. Ela nos dá a oportunidade de refletir e ampliar a visão que temos  do mundo ao nosso redor.

Quantos projetos você teve que suspender, adiar ou até mesmo cancelar devido a pandemia? Quantos passeios você já deixou de fazer para preservar sua saúde e da sua família?

Então, vamos às lições.

Lição N° 1 – Suas ações afetam outras pessoas

Como já sabemos, o COVID-19 é uma doença altamente contagiosa. Uma pessoa pode contaminar até 5, segundo pesquisas recentes. Então, não é só sobre cuidar de nós, é cuidar de nós e dos outros. 

Essa pandemia nos dá a oportunidade de sermos menos egoístas e pensar que nossas ações afetam nosso semelhante, não só pessoas próximas a nossa família, mas a comunidade em geral.

Lição N° 2 – Não existe estabilidade

Muitas pessoas se sentem seguras por terem muito dinheiro. Acham que o dinheiro é a solução para todos os males, como se o dinheiro pudesse “comprar” a saúde e até mesmo a felicidade.

Hoje a gente vê pessoas ricas desfalecendo ao lado de pessoas pobres em sentido financeiro. Enterros em valas comuns, empresários e shoppings centers inteiros decretando falência.

Tudo isso é para mostrar que nesse mundo não existe estabilidade. Não se iluda nem perca seu tempo tentando controlar tudo ao seu redor, pois com o tempo aprenderá que apenas alguma coisas estão sob nosso controle, como um mero cardápio num restaurante self-service. A grande maioria das coisas em nossa volta não podemos controlar. Aceite isso e pronto.

Lição N° 3 – Você não tem a vida inteira pela frente

Desculpe ter que ser tão realista, mas não nascemos com um tempo para viver. Uma “expectativa de vida” não lhe dá garantia alguma de que vai estar vivo no dia seguinte. A morte não é cronológica e ninguém morre só de velho. Com isso em mente, procure viver e ser feliz um dia por vez, pois ele passa muito rápido. Contente-se com o hoje e saiba aproveitá-lo de maneira sábia.

Muitas pessoas, com muitos planos estão tendo, não só seus planos, mas sua vida interrompida por esse vírus. Eles tinha “a vida inteira pela frente”. É triste, mas é a realidade. 

Lição N° 4 – Somos frágeis

Quando você vê um atleta em plena ação, imagina o quanto somos fortes e capazes? Tem a impressão de que um fisiculturista é uma “parede” capaz de resistir a qualquer coisa? 

Hoje percebemos que um ser diminuto, medindo cerca de 0,1µm de diâmetro é capaz de levar esse atleta a uma infecção que pode rapidamente levá-lo a óbito em poucos dias. 

Sim, nós somos frágeis. E isso nos leva a ser humildes, reconhecendo nossas limitações e nos portando como seres que podem não estar mais aqui, em questão de dias ou até horas, por um “simples” vírus. 

Lição N° 5 – Não confie tanto assim em governos humanos

É fácil ver em muitos países, não só no Brasil, governos com maior preocupação com a economia do que com a vida das pessoas. Medidas de proteção a vida estão sendo abolidas com a bandeira do “vamos salvar nossa economia”. 

Um falido volta a ter uma empresa de sucesso. Por outro lado, não tenho visto histórias de mortos voltando a viver. 

E se você achou estranho essa última lição, “governos humanos”, quero deixar claro que acredito num governo de um Criador, que assim como controla as galáxias, em breve governará toda a Terra. E se você acha isso ridículo, tudo bem. Respeito sua opinião, mas ela não fará diferença alguma, no final. Tenha certeza disso.

Bem, e você? Que lições tirou até agora com a pandemia de COVID-19? Deixe nos comentários. Um abraço e até a próxima!

 

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x