Oscar de “E o Vento Levou” e mais curiosidades do dia 29 de fevereiro

O oscar! No dia 29 de fevereiro de 1940, o épico do diretor Victor Fleming recebeu 13 indicações e faturou vários prêmios. Entre eles, o de melhor filme, melhor direção, melhor atriz e melhor atriz coadjuvante, para Hattie McDaniel, que se tornou a primeira negra a ganhar a estatueta. Vamos ver mais curiosidades sobre a data?

O Nobel do cíclotron

Ernest Lawrence levou o conceituado prêmio de física, em 1939, pela invenção e pelo desenvolvimento do cíclotron – um acelerador de partículas.O invento tinha o objetivo de modificar átomos para criar novas formas de quimioterapia, embora tenha sido usado para fabricar armas nucleares.

Leia mais curiosidades no blog

E o Vento Levou…

O oscar! Em 1940, o épico do diretor Victor Fleming recebeu 13 indicações e faturou vários prêmios. Entre eles, o de melhor filme, melhor direção, melhor atriz e melhor atriz coadjuvante, para Hattie McDaniel, que se tornou a primeira negra a ganhar a estatueta.

Paz gelada

Em novembro de 1939, durante a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética invadiu a Finlândia para tentar dominá-la, iniciando a Guerra Soviético-Finlandesa (ou Guerra de Inverno). As Forças Armadas do país não resistiram aos ataques e a negociação de paz começou em 29 de fevereiro do ano seguinte. O tratado foi assinado 12 dias depois.

Tchau, presidente!

Em 2004, o então presidente do Haiti, Jean-Bertrand Aristide, renunciou ao cargo e foi exilado na República Centro-Africana. A oposição partiu para a luta armada contra o governo, uma vez que acreditava que Aristide deixaria de convocar as eleições marcadas para aquele ano para tentar uma reeleição.

Fonte: Super Interessante

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x