O que o episódio do Will Smith no Oscar nos ensina sobre como gerenciamos nossas emoções

Em um episódio dos mais lamentáveis da história do Oscar, Will Smith perdeu o controle e deu um tapa no rosto do colega Chris Rock, deixando a plateia em choque, sem saber se se tratava de uma encenação ou se teria sido algo real.

O relacionamento entre os dois remonta à década de 1990. Rock, convidado, estrelou a série de sucesso de Smith “Um Maluco No Pedaço”, na qual interpretou um personagem chamado Maurice e sua irmã, Jasmine.

Provocação e falta em empatia

Rock fez uma piada de péssimo gosto com uma doença que acomete a esposa de Will Smith. Ela tem alopecia. Para quem não sabe, alopecia é uma alteração capilar que pode levar à perda dos fios de forma temporária ou permanente e não se restringe só aos cabelos, mas também é capaz de afetar os pelos do rosto e corpo.

Esse foi um erro grave. Uma falta de empatia e um ato de completo desrespeito para com a esposa de Will Smith.

Violência

O exposto acima não justifica a reação desproporcional de Will Smith, que acertou uma bofetada no rosto de Chris Rock. Meu pai sempre disse que não se bate na cara de um homem. Acredito que haja poucas coisas na vida que tirem mais a honra de um homem, como indivíduo, do que um tapa na cara. Acrescente-se a isso, as circunstâncias envolvidas – em frente a uma plateia, com transmissão mundial e num momento em que Will Smith estava ali para receber um troféu. Episódio lamentável. A atitude violenta do ator tirou todo o brilho do momento e mostrou que o mesmo é desprovido de condições mínimas de autocontrole em situações de crise.

Um erro não justifica o outro

Quando você tenta concertar um erro com outro, isso te iguala ao seu oponente.

Não somos justiceiros

Não vivemos num faroeste. Não somos justiceiros. Não cabe a Will Smith, a mim ou a qualquer pessoa fazer justiça com as próprias mãos.

Gerenciar emoções

Como você tem gerenciado suas emoções. Você tem técnicas de autodomínio? Você sabia que isso pode salvar sua vida? Todos os dias pessoas morrem em minutos por uma simples discussão de trânsito.

Ao gerenciar suas emoções de forma equilibrada, você pode evitar situações como essa, que podem ser fatal.

Se você tem dificuldades de controlar suas emoções, procure ajuda. Um proverbista bíblico escreveu: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. (Provérbios 15;1). Acatar esse provérbio pode salvar a sua vida. 

E você, o que achou desse episódio ou desse post? Deixe seu comentário. Até a próxima!

0 0 votes
Article Rating

Helio Pere

Olá. Muito prazer. Sou Helio Pere. Pai, comerciante, empreendedor digital, blogueiro e Youtuber por hobby.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x