Cultura: Coisas engraçadas para um Nordestino que mora no Paraná

Eu moro há quase uma década no Paraná, mas sou nordestino. Vou alistar aqui algumas coisas engraçadas sob o aspecto cultural, sotaque e outras características que, embora seja o mesmo idioma, posso achar engraçado ou estranhar. Moramos em um país continental e de um extremo ao outro muita coisa pode mudar.
As letras E, O
Essa questão de pronúncia ou fonética nas palavras é muito peculiar do sul, mais especificamente dessa região em diante, pegando um pouco de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cascavel tem praticamente metade da população gaúcha, catarinense ou filhos dessas regiões. A impressão que dá ao chegar aqui, para um nordestino, é que você está nos pampas gaúchos.
Então quase o Brasil todo pronuncia leite como “lêiti”, mas aqui vão pronunciar “lêitê” ou “lêit”, com um T praticamente mudo no final.
Quando alguém faz uma leitura de um texto, eu lembro quando alguém está aprendendo a ler, pois prevalece a leitura quase do jeito que é escrito. Alguns pronunciam “noité” ou “noitê”. No restante do Brasil se pronunciaria “noitchi”, exceto nordeste que pronunciaria como T sem o chiado, assim: “noiti”.
Algumas palavras aqui são pronunciadas como no nordeste com o T seco, sem o peculiar chiado, especialmente no final das palavras. Isso é mais destacado ainda em Curitiba.
Estou fazendo uma análise como leigo, ok? Não sou professor de língua portuguesa, apenas estou expressando minha opinião.
Palavras que só são usadas aqui no sul
Piá
Piá é como são chamados os meninos. Não se aplica ao sexo feminino.
Baguá
Pessoa sem noção, boba, que tem atitudes infantis.
Daí
Um tipo de maneirismo (vício de linguagem) que se usa para dizer qualquer coisa, em qualquer frase.
Ex:
“Depois a gente conversa, daí”.
“Eu faço isso pra você, daí“.
Tem alguns paranaenses capazes de incluir muitos “daís” em poucas palavras.
Apurado
Apressado.
Alcançar
“Me alcança esse prato”. No nordeste, quando a gente diz: Alcançar, sempre se refere a algo que está muito alto e que você precisa de uma escada ou uma cadeira para alcançar tal coisa. Aqui não é assim. Alcançar é entregar algo a alguém.
Lagartear
Fazer corpo mole.
Reinar
Criança que faz birra. Ex: “Essa menina não para de reinar“. “Esse piá tá reinando demais hoje”.
Ranho
Meleca do nariz.
Verbos exclusivos do Paraná
Cadear
Colocar cadeado no portão. Ex: “Cadeia o portão, por favor”.
Chavear
Colocar a chave. Ex: “Chaveia a porta, por favor”.
Outras palavras quase exclusivas do Paraná
Pila
Dinheiro. Ex: “Você tem 10 pila pra me emprestar? (10 pila = 10 Reais)
Jaguara
Homem de má índole, sem respeito com as mulheres.
Mijada
É quando alguém recebe uma bronca de outro. Ex: “Fulano levou uma mijada de beltrano”.
A lista é grande. Se lembrar de outras palavras, vou atualizar esse post.
Produtos que só existem no Paraná
Churrasco Sulista

Cueca Virada
Um tipo de bolinho, muito gostoso por sinal. Veja abaixo:

Chimia
É um geléia de goiaba.

Cuca

Pinhão

Quirera

Chimarrão

Polenta

Eu já experimente de tudo um pouco dessa culinária. Algumas coisas eu gostei, como a “cueca virada” e a “cuca”.
A cultura aqui é muito carnívora, mas eu não como carne, então, nem tudo vai se encaixar nas minhas preferências. Mas já fui em muitos churrascos e não comi carne. Os amigos já sabem e preparam opções vegetarianas.
Considerações Finais
Se você mora no Norte ou Nordeste e vai se mudar para o Paraná, não se preocupe tanto. As pessoas são muito, mas muito educadas e hospitaleiras. Você vai se acostumar com quase tudo, com o tempo.
Clima
Outra coisa que pode te incomodar é o frio. Aqui faz frio uns 5 meses do ano. Então se prepara para pegar alguns dias de Zero a 10 graus em média nessa época. As vezes até abaixo de zero.
O problema é que quem não está acostumado pode atacar muito a renite, sinusite e bronquite. No meu caso veio tudo junto e tive que fazer um sério tratamento para controle, exatamente devido ao frio.
Então é isso. Gostou do artigo? Tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário. Compartilhe com seus amigos e até a próxima!