20 curiosidades sobre o time do Cruzeiro que completa hoje 99 anos

O time do Cruzeiro completa hoje 99 anos e os torcedores estão comemorando por todo o Brasil essa data histórica. Você sabia que em 1973, se tornou o primeiro clube do país a organizar um departamento médico especializado? Confira as 20 curiosidades sobre o time do Cruzeiro. Cruzeirense ou não, tenho certeza que se ama futebol, vai gostar. 

1. O clube foi fundado em 1921 com o nome de Palestra Itália, mas precisou mudar de nome em 1942 por imposição do Estado Novo de Getúlio Vargas, que impedia qualquer agremiação brasileira de exaltar Alemanha, Itália ou Japão, adversários do Brasil na II Guerra Mundial.

2. O Cruzeiro nasceu durante uma visita do cônsul da Itália a Belo Horizonte, em plena virada da década de 1920. Membros da colônia italiana na cidade se reuniram com o oficial em pleno Natal para solicitar a organização da agremiação. Decidiu-se marcar um novo encontro para semana seguinte, após as festas de final de ano. Nessa segunda conversa, realizada em 2 de janeiro de 1921, se formou a Società Sportiva Palestra Itália.

3. O novo nome fez referência ao Cruzeiro do Sul, a constelação representada na bandeira do Brasil.

4. Até 1925 o Cruzeiro só aceitava em seu elenco jogadores com ascendência italiana.

5. Ainda nos tempos de Palestra Itália, a Raposa aplicou a maior goleada da história do Campeonato Mineiro: 14 x 0 sobre o Alves Nogueira no Estadual de 1928.

6. Nessa partida, o atacante Ninão entrou para a história do futebol brasileiro ao fazer 10 gols em um mesmo jogo.

7. O Palestra Itália de 1928 era realmente infernal: foram 99 gols em 15 jogos, o que representa uma média de 6,6 gols por partida.

8. Entre 1929 e 1930, o Palestra atingiu outra façanha incrível: foi bicampeão estadual com 100% de aproveitamento nos dois títulos.

9. O cartunista Mangabeira escolheu a Raposa como mascote do Cruzeiro inspirado no dirigente Mário Grosso, que era considerado ágil para contratar jogadores.

10. O Cruzeiro foi um dos últimos times a ganhar um hino oficial no Brasil: a diretoria do clube só aprovou um hino oficial em 1965.

11. Contando com craques como Dirceu Lopes e Tostão, o Cruzeiro bateu todos os recordes ao ficar 70 jogos sem perder no Campeonato Mineiro entre 1967 e 1970.

12. Em 1973, se tornou o primeiro clube do país a organizar um departamento médico especializado.

13. O goleiro Raul Plassman, que defendeu o time na década de 1970, foi o primeiro a usar camisa amarela em campo, que ficou famosa por assustar os atacantes. A moda surgiu quando Plassman, chamado a substituir o titular Tonho, não encontrou um uniforme que lhe servisse e precisou recorrer à camisa de gola rolé do colega Neco. Sua explicação para o efeito da cor era seu poder hipnotizador, que levava o atacante a chutar em sua direção.

14. Duas vezes campeão da Libertadores (1976 e 1997), o Cruzeiro foi duas vezes derrotado na hora de decidir o título Mundial. Ironia: nas duas por times alemães. Em 1976 foi o Bayern; em 1997, o Borussia Dortmund.

15. Enquanto o rival Atlético venceu o primeiro Campeonato Brasileiro da história em 1971, Cruzeiro foi o último dos chamados “12 grandes” a vencer o torneio: a primeira conquista veio apenas em 2003, ano de estreia do formato de pontos corridos. Sete anos mais tarde a CBF passaria a considerar como Campeonato Brasileiro torneios anteriores e assim a Raposa “herdou” um Brasileirão graças ao título da Taça Brasil de 1966.

16. O Cruzeiro arrebatou a Taça Brasil de 1966 do Santos com vitórias de 6 x 2, na primeira rodada, e 3 x 2, na segunda. O craque Pelé estava em campo, defendendo a camisa santista, em ambas as ocasiões.

17. 2003 foi um ano iluminado para o Cruzeiro: além do título brasileiro, a Raposa faturou o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil. Foi o ano da “tríplice coroa”.

18. O Cruzeiro é um dos times brasileiros que nunca foi rebaixado para a segunda divisão. Em 2011, a Raposa passou sufoco, mas levou a alma ao golear o rival Atlético por 6 x 1 na última rodada e escapar do descenso.

19. Ao lado do Grêmio, o Cruzeiro é o maior campeão da Copa do Brasil: são cinco títulos.

20. Com quatro títulos brasileiros, o Cruzeiro é o maior campeão excluindo os times do eixo Rio-São Paulo.

Com informações do site Guia dos Curiosos

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of